MARKETING NA INTERNET: IMPULSIONE O SEU NEGÓCIO

O Melhor de Viçosa      terça-feira, 4 de outubro de 2016

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O que é Marketing na Internet e como você pode turbinar o seu negócio de forma eficiente.

 “O Marketing na Internet ou mais popularmente conhecido como Marketing Digital são atividades online para atingir determinados objetivos do negócio, como criar relacionamento com o público, promover a marca, criar autoridade no nicho de atuação, gerar e aumentar vendas.”

Resumidamente, ele não é bem uma ação padrão, isso depende do negócio e qual o objetivo dele no momento. Então, assim deverá ser traçada uma estratégia utilizando um ou mais meios online para que isso seja contemplado.

Algumas pessoas através dos seus serviços e até mesmo pequenas empresas, fazem o que podem anunciando em redes sociais e às vezes até mesmo criam um site, mas nem sempre estas ações tem um propósito definido.

DEFINA O QUE QUER

Definir qual o objetivo do seu negócio na internet é o primeiro passo para o êxito, pois apenas estar presente em redes sociais, ter um blog ou site não faz muito sentido se eles não levam o usuário para o que o seu negócio almeja que é o de gerar vendas.

Converter propagandas e conteúdos em vendas exige que você, como dono do seu negócio, pense um pouco como um provável consumidor e tente imaginar o que ele gostaria de ver como solução eficiente e aí sim tudo pode ficar mais claro. Ninguém deve conhecer melhor o seu produto do que você mesmo, então sabendo como as pessoas podem se interessar, pode lhe fornecer a capacidade de criar uma rápida estratégia de como mostrar essa solução para o público.

CRIE RELACIONAMENTO

Já foi o tempo em que pôr um cartaz com ofertas e preços promocionais era eficiente para a maioria dos negócios, esse é o antigo marketing chamado de “outbound marketing”, em que se colocava o produto na frente do cliente e oferecia diretamente. Atualmente com a evolução da internet e os seus meios de comunicação, o consumidor exige cada vez mais atenção e empreendedores estão cada vez mais preocupados em atender a esta exigência através da criação de sistemas estratégicos online. Este sistema chamado de “Inbound Marketing” se baseia em estratégias para conquistar as pessoas ao invés de comprá-las. Este novo jeito de fazer negócios não só é uma estratégia de marketing na internet capaz de vender, mas de criar fãs para a sua marca.

PRIMEIROS PASSOS PARA CRIAR RELACIONAMENTO

Se você está aqui lendo este conteúdo provavelmente tem ou pretende ter um negócio e está se informando sobre como promover o seu negócio na internet, então está obtendo conhecimento sobre o que este blog que promove que são anúncios através do site O Melhor de Viçosa e Ferramentas Estratégicas de Internet Marketing do EYE Internet Marketing. Então estes conteúdos foram criados para atrair pessoas como você que quer alavancar os seus negócios pela internet, entendeu?

 O que você deve fazer são conteúdos relevantes para o seu público, o mais popularmente conhecido como Marketing de Conteúdo, que vai atrair o seu possível cliente e informá-lo sobre a importância e potencial do seu produto, gerando assim, autoridade e possíveis vendas.

GERANDO CONTEÚDO

Existem muitas formas de criar conteúdo, ele pode ser feito por vídeo e compartilhado em redes sociais por exemplo. Mas qual o melhor? Todos! Isso mesmo, um blog é excelente para gerar conteúdo escrito como este, onde pode ser organizado por categorias, incluir vídeos, diversas imagens, chamadas para ação por pop up, formulários no rodapé, cabeçalho entre outros. O seu conteúdo arquivado se torna eterno, o que não deve ocorrer com textos escritos na linha do tempo da sua página no Facebook, por exemplo, uma vez que dificilmente as pessoas interessadas em seu negócio vão ficar rolando a sua fanpage para ler algo que estejam procurando.

Ainda é possível criar um canal no youtube e postar conteúdos em vídeo, e estes, além de poderem ser consumidos lá no site de vídeos, ainda podem ser compartilhados nas redes sociais, assim como o conteúdo de um blog. Tudo vai depender de onde o seu público está e das ferramentas que tem (e conhecimento) para criar e publicar estes conteúdos.

Confira algumas dicas para começar a gerar conteúdo para o seu negócio:

  • Defina qual o público que consome o produto do seu negócio
  • Defina os problemas do seu público
  • Enumere soluções para os problemas
  • Pesquise e escreva sobre cada solução

Ao escrever sobre as soluções seja sincero e dê informações valiosas para que resolva o problema. Pode ser apenas uma informação simples para você, mas que para algumas pessoas pode ser novidade e assim compartilhando gratuitamente conteúdos valiosos o seu negócio pode ter muitos seguidores e criará autoridade, logo será referência e terá mais clientes.

MANTENHA CONTATO

Além de gerar conteúdo relevante para o seu público é importante disponibilizar os contatos como endereço e telefone, além de outra forma de relacionamento bastante eficiente: O e-mail. Ao gerar conteúdo, ao invés de vender a solução, pode-se oferecer para enviar os conteúdos por e-mail e lá oferecer os seus serviços/produtos. Você certamente já viu caixas para preencher com nome e e-mail para receber novidades e promoções em um site ou blog, e quando informa esses dados, passa a receber regularmente em seu e-mail conteúdo sobre esse tipo de negócio, não é mesmo?  Mas qual o sentido disso? Se uma pessoa acessou o seu blog e leu o conteúdo, provavelmente ele esta precisando da solução e se deixou o contato é porque gostou e confiou no seu negócio, então ela é um potencial cliente.

VENDA

A venda final pode ocorrer por contato de telefone, por e-mail, mas o mais comum e intuitivo é ter este sistema em um site. O site além de ter a apresentação do seu negócio e até mesmo formulários para captar possíveis clientes, os leads, também deve estar preparado com páginas de vendas, o que ajuda muito o cliente a comprar sozinho o produto que quer sem ter que recorrer a ligações ou envios de e-mail. Existem inúmeras formas de fazer isso e de pagamento online via cartão de crédito, débito e boleto, portanto, ter uma plataforma de pagamento é essencial para configurar a ação final de compra para este serviço. Pag Seguro, Pay Pal, Mercado Pago entre outros tem uma infinidade de possibilidades para isso, além de possuírem todo o sistema de segurança. A seguir confira alguns pontos importantes para ter em um site e páginas de vendas:

  • Ter um padrão visual coerente com as cores e desenho usado no seu negócio
  • Ser intuitivo e fácil de encontrar o que procura
  • Ter todos os botões e links funcionando
  • Ter extensão para as redes sociais
  • Ter a possibilidade se cadastrar e receber atualizações
  • Acesso ao blog para ler conteúdos importantes relacionados
  • Ter a possibilidade de comprar pelo site
  • Ter descrição, foto e explicações sobre o produto/serviço
  • Botões de compra com link para pagamentos
  • Contato pós compra

Resumidamente, o consumidor quer facilidade em encontrar e segurança, então o site deve dar isso a ele e muito mais, como a possibilidade de ler sobre o produto, se informar com conteúdos de qualidade e ter um contato após para saber que a compra foi efetivada.

GERANDO TRÁFEGO

O tráfego nada mais é do que pessoas acessando a sua rede, seja um blog, site ou rede social. Isso que vai fazer com que aumente as possibilidades de gerar um resultado satisfatório, pois nem todos que acessarem vão realmente consumir o seu conteúdo e dos que se interessarem nem todos irão deixar o contato para receberem novidades, ainda assim só uma parte irá comprar o seu produto. A seguir entenda de forma resumida as duas formas de tráfego:

Tráfego Orgânico

Este tipo de tráfego consiste em acessos gratuitos do usuário que acha o seu conteúdo por mecanismos de buscas, principalmente o Google, e rede social sendo o outro principal o Facebook. Para ter um alcance orgânico interessante ao ponto de valer a pena é necessário tem um bom conteúdo e que ele seja otimizado para os mecanismos de busca e que seja bem escritos e relevantes.

Tráfego Pago

No tráfego pago deve haver uma verba para investimento para mostrar para as pessoas o seu conteúdo, uma vez que o alcance orgânico das publicações estão cada vez mais limitados, a alternativa é efetuar pagamentos em Facebook Ads e/ou Google Adwords, que são os meios de publicidade dessas redes, e alcançar muito mais pessoas, sendo possível dentro disso, configurar uma série de categorias para atingir o público do seu negócio, como região, gênero, idade entre outros.

Campanhas

Uma forma interessante e que gera resultados se feito de forma estratégica, são campanhas no Facebook, uma vez que além de fácil, é rápido de configurar e mensurar os resultados, pois através do Facebook Insights é disponibilizado vários dados como números de cliques, curtidas, compartilhamentos, horários de maior acesso do seu público na rede social, entre outros. Mas tudo parte de um bom conteúdo e um bom anúncio para atrair as pessoas e para isso, faça testes e veja a reação do seu público perante o que está fazendo para ir ajustando, não aposte todas as moedas em um único conteúdo ou campanha, estude os feedbacks como meio de otimizar as suas ações.

FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS

As ferramentas de estratégia para atingir e se relacionar com o público do seu negócio podem ser várias e até o momento em que este artigo está sendo produzido ainda não existe uma única capaz de solucionar todas as necessidades de internet marketing, e sim mais de uma pelo menos para ter um resultado interessante. Sendo assim abaixo segue uma lista das ferramentas e ações para levar os eu negócio para outro nível:

  • Tenha um Blog: É onde poderá criar conteúdo relevante para o seu público e assim gerar autoridade e relacionamento através de conhecimento que as pessoas procuram  para solucionar problemas e se manterem informadas, além da possibilidade de conhecerem as soluções que o seu negócio pode oferecer com qualidade. É importante que tanto o blog quanto o conteúdo dele seja otimizado, não só para os mecanismos de busca (SEO), mas também o próprio conteúdo para ser achado com facilidade. Mas cuidado para que o conteúdo não fique chato, maçante e repetitivo de palavras-chave, ele tem que ser interessante e agradável para o leitor, a dica é haver um equilíbrio entre otimização, estrutura dos parágrafos e a informação passada.

 

  • Tenha um Site: O site é a representação do seu negócio na internet e muito mais que isso, é onde as pessoas podem ver fotos e descrição da sua solução. Imagine que o site é como um “vendedor visual” que apresenta o seu negócio, os meios de contato, os produtos/serviços e pode fechar a venda. Além disso, o site serve como cartão de visitas quando está distante de uma pessoa interessada mediante contato via whatsapp, por exemplo, e quer apresentar o seu negócio, também na sua página do Facebook ou Instagram o link do seu site pode atrair, profissionalizar e facilitar que as pessoas conheçam a sua empresa.

 

  • Páginas de Captura e E-mail Marketing: Este é o tipo de relacionamento que depende da captura do contato de e-mail da pessoa interessada no seu negócio quando ela acessa o seu blog, site ou redes sociais. Uma caixa com um pequeno formulário para os visitantes interessados colocarem os seus dados ou uma página completa chamada de landing page, convidando a pessoa para receber conteúdos atualizados ou diferenciados é a porta de entrada para o e-mail marketing através dos envios periódicos de conteúdo e ofertas, é um relacionamento ainda atual e muito usado em negócios na internet que pode ser configurado para funcionar de maneira automática e  gerar bons resultados. As possibilidades e funcionalidades são muitas, onde o e-mail pode ter conteúdo exclusivo, ser o link para vídeos, conteúdos do blog, ofertas de descontos e até para alguma venda no site.

 

  • Redes Sociais: Atualmente as redes sociais tem um peso muito grande nos meios de divulgação de um negócio, principalmente o Facebook. Ele é um potente meio de divulgação e vendas, pois possui uma rede de usuários imensa entregando dados de comportamento, e com isso, ele pode chegar naquele público específico para uma campanha paga, pois está o tempo todo coletando informações sobre o que todos fazem quando estão conectados. Portanto, estar presente e ativo nas redes sociais, mais precisamente o Facebook é uma forma de criar autoridade, conteúdo e levar informações para o público específico de um determinado negócio, é praticamente um pré-requisito.

 

O marketing de relacionamento é um pouco mais complexo do que o tradicional, pois envolve estratégia e ferramentas para que tudo funcione, a ideia resumida é que o sistema criado para o seu negócio funcione como um funil de vendas em que a pessoa, que tem um problema que o seu negócio pode resolver, seja atraída por conteúdos gratuitos que a ajude de alguma forma a solucionar pequenos problemas e quando ela precisar de uma ajuda profissional, irá recorrer a quem ela já conhece e tem autoridade. Ter presença digital é entregar valor para as pessoas e não só estampar o endereço e serviços, pense como o consumidor e entenderá facilmente isso. Apesar de tantos processos, uma absurda vantagem disso é que todo este trabalho possui feedbacks para que haja a possibilidade de ajustar e saber o que está sendo eficiente, portanto todo este sistema sendo constantemente monitorado e aperfeiçoado pode se transformar numa máquina de relacionamento e vendas.

Aqui este artigo chega ao fim e espero que tenha gostado e entendido como você pode turbinar o seu negócio através do marketing na internet com ferramentas estratégicas voltadas para o relacionamento com o seu público. Compartilhe com os seus amigos e comente se ele foi útil para você.


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